logo da Torre Tecnocrata

Constructo: Torre do Rio Sul

Constructo Torre do Rio Sul

Da mesma forma que as Tradições possuem Capelas, a Tecnocracia possui Constructos ou QGs. Lugares onde os agentes da União se reúnem para planejar, trabalhar, se equipar e manter diversas atividades que só poderiam ser realizadas em um local reservado.


Neste texto eu vou descrever um Constructo da Tecnocracia que inventei em minha primeira crônica e comentar de onde veio a origem da ideia. É um material que pode ser usado em qualquer tipo de jogo de Mago, sejam os Tecnocratas aliados ou antagonistas. Se não quiser usá-lo diretamente, use-o como inspiração.

O que é o Rio Sul?

O shopping Rio Sul é um dos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro. Fica localizado no bairro de Botafogo, próximo a Avenida Venceslau Brás, na Rua Lauro Müller. Apesar dos primeiros níveis da construção serem reservados ao shopping em si, o Rio Sul possui uma enorme torre para atender a demanda por escritórios de importantes empresas que é fechada ao público em geral. O Rio Sul Center é o prédio mais alto do Rio de Janeiro e o terceiro maior edifício do Brasil. Possui 164 metros e quarenta e quatro andares.

Origem da ideia

Torre do Rio Sul
A ideia do Constructo da Torre do Rio Sul surgiu da época em que eu estava conhecendo mais sobre o Rio de Janeiro. Sempre fui fascinado por arranha-céus e a restrição de apenas ver o shopping não me agradava, então fui até o salão de acesso aos elevadores da Torre para perguntar na recepção se era possível ter acesso ao topo do prédio onde supostamente ainda poderia existir um restaurante aberto ao público do qual ouvira falar.

O salão de acesso a Torre era enorme, com vários elevadores no meio e bastante segurança. À esquerda do acesso estavam os nomes de algumas das empresas (mas nem todas) com seus respectivos andares, como em qualquer edifício comercial importante, e no canto direito do salão havia uma grande mesa de recepção com computadores e uns pequenos globos pretos conectados por hastes flexíveis metálicas os quais não lembro se eram câmeras para captação de fotos de visitantes ou leitores oculares.

O recepcionista que me atendeu me disse que o restaurante não existia mais e que não poderia me dar acesso ao elevador, nem mesmo para apenas ver a vista e voltar. Segundo ele, a segurança havia se intensificado, pois tinham medo de um ataque terrorista na torre. Eu achei engraçado. Terrorismo no Brasil? Bem no Rio de Janeiro?

Posteriormente, quando fui jogar Mago, a lembrança daquele dia me veio à tona, junto com a ideia...TEM UM CONSTRUCTO DA TECNOCRACIA LÁ! *risos* NOS ÚLTIMOS QUATRO ANDARES! TENHO CERTEZA! Aquele papo de ataque terrorista é mais uma conversa fiada inventada pelo baixinho careca do Controle para manter intrometidos distantes.

O CONSTRUCTO (Ficção)

No meu Mundo das Trevas, existe uma empresa que ocupa os quatro últimos andares da Torre comercial. É a “TECHNOM: Serviços e equipamentos de segurança S/A”, uma empresa de fachada da N.O.M. que serve para flexibilizar a atuação da Convenção na região.

A estrutura de acesso a esses andares é única, existindo apenas um pequeno e largo corredor acessível pelo elevador que leva até a entrada dupla de vidro, conduzindo o visitante a recepção da empresa. Ali existem algumas cadeiras e um confortável sofá de espera, a mesa da recepcionista e um gigantesco logo da TECHNOM na parede. O corredor à direita da recepção leva até os escritórios e a porta do canto até a copa, a máquina de bater pontos e o armário de limpeza. Existe uma grande sala adiante, com cerca de quatro conjuntos de cubículos à esquerda e mais dois conjuntos à direita. Entre esses conjuntos há portas, duas à esquerda e mais duas à direita. Sinta-se à vontade para criar o que tem atrás dessas portas, pois não importará muito, já que tudo faz parte da estrutura de aparência que a TECHNOM tem para se passar por uma empresa comum. Ao menos até onde os visitantes podem ver...

Como poderia ser o corredor secreto
Como poderia ser o corredor secreto
A entrada para o Constructo Tecnocrata em si, está no final da grande sala dos cubículos, lá existe uma porta secreta de acesso restrito que dá em um longo corredor retangular que conduz a um portão duplo de acesso protegido por dois Homens de Preto. Eles só deixarão agentes da Tecnocracia passarem por aqui. Em seguida vem uma gigantesca área de circulação de agentes que é composta por cinco enormes pilares de marfim de cada lado. As paredes de todos os cantos, o chão e o teto são de um branco levemente espelhado. Existem numerosas entradas para salas e laboratórios em todos os lugares. Elevadores na forma de discos conduzem seus usuários aos andares superiores, onde existem mais portas e corredores estreitos com corrimões. A arquitetura geral lembra bastante o QG dos filmes dos Homens de Preto, exceto pela sala da direção ou observatório, de onde os líderes do Constructo costumam observar e se reunir, ou passar missões.
 
Estilo do nível superior do QG
Estilo do nível superior do QG

Embora o Constructo pertença à N.O.M., ele serve para todas as Convenções, como ponto de encontro e estabelecimento de metas e local para fornecimento de equipamento e manutenção. É aqui onde também são realizados os Simpósios que lidam com a região do Estado do Rio de Janeiro.

Todos os agentes daqui possuem algum nível de Condicionamento Social (Guia da Tecnocracia, pág. 90) que normalmente varia entre 1 e 5, sendo que os funcionários da recepção da Torre e os dois Homens de Preto que guardam o corredor secreto possuem no geral Condicionamento 8. É impossível suborná-los ou persuadi-los para deixarem passar alguém que não esteja plenamente autorizado, não importa o que os personagens ofereçam. Na mente desses indivíduos, eles estão no melhor emprego do mundo!

Para mais informações sobre a Torre do Rio Sul, entre aqui.

E você? Gostou? Já usou algum lugar importante e famoso da sua cidade como Capela ou Constructo? Comente aí.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem