logo da Torre Tecnocrata

Primium: Saiba tudo sobre esse metal

Primium? I never asked for this
Houve uma discussão na comunidade de Mago sobre várias dúvidas com relação ao Primium e para que os resultados do debate não fossem perdidos eu decidi fazer este post. Algumas das questões comuns sobre Primium incluem:
Como ele é produzido? Quais são seus efeitos? Como se faz para já começar com aplicação de Primium no corpo? Quais grupos de magos sabem como fabricá-lo?

Reunindo algumas informações conseguimos chegar a um consenso. No livro dos Filhos do Éter Revisado (Traditionbook Revised: Sons of Ether, page 62) encontramos os seguintes dados:

Primium

(Matéria 5, Primórdio 3)

Juntamente com a Interação X, os Filhos do Éter estão entre os poucos que ainda sabem como criar esta perfeita liga alquímica de ouro/prata. Alguns cientistas consideram este material perfeito, o reflexo terrestre do Éter. O personagem precisa ter Recursos 5 disponível para arcar com as despesas do procedimento.
Além disso, Quintessência é necessária. Em termos de jogo, para cada sucesso no procedimento de criação do Primium usa-se um ponto de Quintessência. Após 15 sucessos iniciais para criação (Limiar), distribuem-se os demais em massa e potência.
Finalizado, o Primium tem brilho e resistência de um material perfeito, mas seus reais benefícios vêm de sua perfeita antipatia para energias sobrenaturais (representado, como dizem, a sua perfeita estrutura que se recusa a se render a tais influências). Um ataque feito por uma arma de Primium causa danos agravados. O Primium também proporciona uma contramágica permanente relacionada à sua massa: dois dados por sucesso, após os iniciais (15). Nenhuma quantidade pode ultrapassar os 10 dados de contramágica. Os sucessos podem ser divididos para se distribuir entre múltiplas massas diferentes de Primium. A contramágica afeta uma área de dois metros de raio do material. Se o Primium for feito em uma arma, esse efeito é rolado para enfraquecer as defesas sobrenaturais, permitindo lâminas e balas de Primium atravessarem defesas da Esfera Forças e vencer aprimoramentos sobrenaturais de absorção.

Fabricação do Primium


Completando a informação, no Guia da Tecnocracia (pág. 228) são descritas regras para começar com Primium através do Aprimoramento Cibernético “Contramedidas de Primium”. Resumindo as regras do livro: com o gasto de quatro pontos de Antecedente você obtém dois dados de contramágica e adquire dois pontos de Paradoxo permanente. Com o gasto de seis pontos de Antecedente você obtém três dados de contramágica e adquire três pontos de Paradoxo permanente. E finalmente com a maior quantidade inicial possível você gasta oito pontos de Antecedente e fica com quatro de contramágica e Paradoxo permanente. A vantagem é que a contramágica em questão é inata e afeta qualquer Efeito dentro da área, sem que o beneficiado pelas contramedidas precise gastar uma ação para executá-la.
Usando os dois livros presume-se também que você possa combinar Primium com outros Aprimoramentos como garras, permitindo que se cause dano agravado com as mesmas e ainda faça testes para atravessar as defesas mágicas do oponente.
 
Que tal lâminas de Primium?
Que tal lâminas de Primium?
Pessoalmente eu acho o Antecedente caro, pois a dificuldade base da contramágica no Mago: A Ascensão Revisado é 8. Uma maneira de equilibrar as coisas seria baixar a dificuldade da contramágica inata para 6, mas isso fica a critério do Narrador.

Outro detalhe curioso é que o Guia da Tecnocracia diz que apenas a União tem acesso ao Primium, mas aparentemente isso mudou na edição Revisada com o livro dos Filhos do Éter.

Segundo outras referências, a confecção do Primium também seria praticada por Templários (carece de fontes).

No livro Technomancer’s Toybox (1998) também é descrito uma exomusculatura e um exoesqueleto como Aprimoramentos que também concedem dados de contramágica inata por meio de Primium. Porém, eu não recomendo a utilização desses livros; o material da Tecnocracia deles é muito antigo, com diversos desequilíbrios absurdos, pois naquela época eles eram essencialmente antagonistas NPCs.

Finalizo lembrando que o Primium é possuído por HIT Marks e vários Ciborgues Despertos. Façam bom proveito em suas Crônicas.


Erros? Dúvidas? Sugestões? Comente aí.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem