Veja o texto completo aqui.
Preview
Após terminarem de conversar com Timelaw sobre a missão na qual mataram Phillip, os agentes saem da Oxford Analytics e vão para suas casas.
Pouco depois de chegar o Agente H recebe uma visita do Doutor Warren Vidic (Cidadão Extraordinário da Iteração X que eles resgataram na primeira missão) acompanhado de uma mulher bonita de pouca expressão facial. Vidic agradece mais uma vez por ter sido salvo por eles e diz que melhorou da lavagem cerebral que sofreu. Ele não pode deixar de notar vendo a ficha dos agentes que o resgataram que Drake apresentava um comportamento “desajustado” e resolveu se oferecer para ajudar. “Imagine que você tivesse a mulher perfeita para você, eternamente bela, submissa, gentil, agradável, sensual...Meu departamento desenvolveu uma nova leva de androides femininas capaz de compreender as emoções humanas de uma forma nunca antes alcançada.” Vidic ressalta que os detalhes reprodutivos são para os Progenitores, mas que essa nova geração de mulheres-robôs será uma realidade do mercado no futuro e que isso está sendo testado primeiro entre os agentes da Tecnocracia. Warren apresenta a mulher que o acompanhava como Samantha, um protótipo de androide e comenta que ela pode ser ajustada tanto em aparência como em personalidade de acordo com as preferências pessoais de Drake, mas que para obtê-la o Agente H terá que trabalhar para ele por um ano com o objetivo de vinga-lo contra pessoas que lhe fizeram mal no passado por ele ser homossexual e contra pessoas que o impedem de ascender no presente por causa do preconceito. O Engenheiro do Vácuo aceita a proposta do Iterador e este vai embora com Samantha.
O Agente H pergunta ao arquiliano sobre a reprodução da espécie dele, e o Familiar responde que ela é feita por inseminação artificial já que sua espécie perdeu a habilidade de fazer sexo quando se aventurou no Espaço Profundo e o alienígena lembra ainda que seres humanos também não conseguem transar no espaço por causa da falta de gravidade. Drake também fala na possibilidade de o arquiliano construir uma máquina orgânica (como as naves dos arquilianos) que simule algum animal como um cachorro para que ele possa acompanhá-lo sem ter que se esconder no bolso do paletó.
Clarice tem novamente o mesmo sonho com os cavalos e figura sombria, mas desta vez ao invés de dois cavalos negros, são dois cavalos mecânicos. Clarice interpreta isso como um sinal de que os dois cavalos representam grupos ou membros destoantes da Tecnocracia; como Timelaw e Sarif.
Pela manhã Boca Torta recebe um telefonema da secretaria de Sarif pedindo que venha ao escritório dele assinar o acordo que firmou em troca da clonagem da irmã. Michael se dirige pra lá e assina o acordo. Sarif diz que aquilo já era esperado segundo os Estatísticos e que já tomou a liberdade de clonar Jocasta antes mesmo de ele assinar. Em seguida, leva o Operativo até sua irmã que aguarda em uma sala acompanhada de uma psicóloga. Michael conversa com Jocasta a sós e descobre que a coitada perdeu a sua memória e que não se lembra nem mesmo dele. Jocasta diz que levou um tiro segundo a médica que lhe atendeu e que escapou com vida por pouco. Boca Torta completa dizendo que ela foi sequestrada e que ele conseguiu salvá-la. Michael resolve leva-la para um restaurante chinês em Chinatown onde costumavam comer e também para o apartamento dela para ver se ela recupera a memória, mas antes tenta falar com Sarif sem sucesso. O VPO está ocupado em reunião.
...