logo da Torre Tecnocrata

O que é RPG?

O RPG (Role-Playing Game, Jogo de Interpretação de Personagem), é um jogo de imaginação, em que os jogadores interpretam diferentes personagens em diferentes mundos, vivendo aventuras e superando desafios de acordo com as regras descritas no sistema escolhido.
O RPG é um jogo pouco convencional quando comparamos com os jogos habituais. Em um teatro, os atores recebem seu guião (ou "script"), o conjunto de suas ações, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber. Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras onde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus adversários - cada partida é única, já que é impossível prever seus movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.
Neste jogo VOCÊ controla as ações de seu personagem, interpretando-o através de seu julgamento de como ele deveria agir. Não existe um roteiro definido apenas idéias da história que são administradas por um tipo único e especial de jogador chamado Narrador (ou Mestre de jogo) que controla e interpreta todos os outros personagens. Seu único limite são as características de seu personagem que são limitadas pelo sistema (esse último serve para determinar o sucesso e fracasso dos acontecimentos, já que não existe roteiro).
Existem basicamente dois tipos de RPGs: O RPG de mesa e o Live action.
Dados de RPG de mesa
Dados de RPG de mesa
No RPG de mesa, um grupo normalmente entre 3 e 5 jogadores permanecem sentados em uma mesa enquanto interpretam. Já no Live Action (Ação ao Vivo), os jogadores fazem uma espécie de peça de teatro, na qual eles se fantasiam como os personagens aos quais interpretam e adotam regras mais leves que normalmente não utilizam rolagens de dados.
Jogos de computador do estilo RPG não constituem jogos de RPG realmente. Normalmente eles são jogos de aventura com algumas características de RPG e/ou baseados em temas de RPGs famosos como o Dungeons & Dragons, grande marco da fantasia medieval.
Para mais informações sobre "O que é RPG?" clique aqui