Sabemos que Mago tem regras que permitem todo o tipo de magias. Só decorar um resumo do sistema já pode ser suficientemente desafiador (embora eu já tenha feito e publicado isso aqui), mas lembrar de detalhes específicos de uma Rotina é ainda mais difícil. Pensando nisso e em outros fatores, há muito tempo minha mesa decidiu utilizar LISTAS DAS PRINCIPAIS ROTINAS de cada personagem que chamamos de Grimórios. Essas listas contêm detalhes relevantes para a agilidade e praticidade do jogo ajudando em muito todos os jogadores. Com o tempo, a técnica para a produção desses documentos foi aprimorada e agora exponho aqui um padrão que já foi testado e que eu recomendo.
Uma Rotina pode ser descrita em seu grimório assim:
<Nome do que o efeito faz em destaque>
<Nome da Rotina descrita no(s) livro(s)> (<Esferas com valor em bolinhas>) [<livro(s) de origem do efeito>]
Foco: <Aparato utilizado>
Descrição: <Texto descrevendo o quê o efeito faz e como funciona (qual o princípio científico ou oculto também)>
Dificuldade: <valor default> – <outros modificadores comuns> – <Habilidade específica> (<cálculo base>)
Sucessos ideais: <número de sucessos ideais para alcançar o efeito desejado>
Paradoxo: <valor de paradoxo adquirido em caso de sucesso ou falha>, <valor em caso de falha crítica>
Descrição: <Texto descrevendo o quê o efeito faz e como funciona (qual o princípio científico ou oculto também)>
Dificuldade: <valor default> – <outros modificadores comuns> – <Habilidade específica> (<cálculo base>)
Sucessos ideais: <número de sucessos ideais para alcançar o efeito desejado>
Paradoxo: <valor de paradoxo adquirido em caso de sucesso ou falha>, <valor em caso de falha crítica>
EXEMPLOS:
Manipular densidade da Película
Escudo de Interferência Quântica/Fortify Gauntlet (Ciência Dimensional ●●) [GT207/ VE41/ MA186]Foco: Smartphone
Ajustando o calibrador de ressonância incluído no celular, o agente pode mover a ressonância quântica mais próximo ou mais distante da “terra normal”.
Dificuldade: 5 –Ressonância – sucessos em Parafísica (esfera 2, coincidente +3, ressonância -1 ou +1)
Sucessos ideais: 1 para cada ponto que Película é fortalecida ou enfraquecida
Paradoxo: 0, falha crítica 2
Lançamento Dimensional
Bomba Dimensional (Ciência Dimensional ●●●) [GT207]Foco: Dispositivo Pessoal de Fase
Um agente pode recalibrar as ressonâncias quânticas de um objeto. Quando o objeto muda de fase, ele cai em outra dimensão. É possível jogar uma granada na Umbra (efêmera), ou alterar a fase do disparo uma arma de energia, ou furtar um item de outra dimensão. Efeito pode ser vulgar ou coincidente.
[Coincidente]
Dificuldade: 6 – Ressonância –Película – sucessos em Parafísica (esfera 3, coincidente +3)
Sucessos ideais: 1 para objeto pequeno, objetos maiores requerem mais.
Paradoxo: 0, falha crítica 3
[Vulgar]
Dificuldade: 7 – Ressonância –Película – sucessos em Parafísica (esfera 3, vulgar sem test. +4)
Sucessos ideais: 1 para objeto pequeno, objetos maiores requerem mais.
Paradoxo: 3 (4 com testemunhas), falha crítica 4 (8 com testemunhas)
Você também pode utilizar um “*” para indicar que aquele
foco não é um foco especializado.
Outra recomendação é separar as Rotinas no Grimório pela
Esfera principal.
Manter essas informações ajuda muito tirando dúvidas e
evitando consultas ou cálculos desnecessários.
Dúvidas? Sugestões? Melhorias? Comente aí.