O baixinho careca do Controle. Esferas principais em níveis
5 e 4. Iluminação 7 e Força de Vontade 9.
Um mago ou um deus?
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Os personagens principais de Mago: A Ascensão são
notavelmente super poderosos se comparados a outros jogos. Com as Esferas
certas e utilizando rituais prolongados, um mago pode fazer praticamente
qualquer coisa e ainda mantê-la por uma duração incrível.
O propósito deste texto é levantar algumas discussões sobre
como manter o jogo sobre controle com personagens tão poderosos e oferecer aos
jogadores novatos uma noção do que um mago iniciante pode fazer e de como é
possível fazer.
Para exemplificar um típico personagem inicial de Mago,
usaremos o Agente 115 (Teófilo) da Tecnocracia. Teófilo possui o domínio de
duas Esferas em nível 3, Vida e Ciência Dimensional. Seu Arete é 3 e sua Força
de Vontade é 7. Ele também possui acesso a um Laboratório (Santuário; nível 2
de Antecedente) que também é um Nodo compartilhado com todos os membros do
Amálgama.
Ele deseja enrijecer sua pele para criar uma armadura
natural que o proteja contra danos letais pelo dia inteiro (até que ele possa
voltar ao Laboratório e repetir o ritual). Para isso ele usará um Efeito vulgar
através da Rotina Corpo Aperfeiçoado (Vida 3). Contudo como ele irá realizar a
magia dentro do Laboratório, ela será coincidente. A dificuldade padrão para
esse Efeito no local normalmente seria 4 (6 - 1 do Nodo e - 1 do Laboratório 2).
No entanto, Teófilo está usando como foco especializado (Aparato Primário) suas
drogas amplificadoras que concedem um redutor extra de dificuldade de -1,
resultando na dificuldade 3. Normalmente ele ainda poderia fazer um teste de
Farmacotécnica para preparar uma dose de substâncias calibradas de acordo com a
situação atual do seu organismo para reduzir ainda mais a dificuldade (Mago
Revisado, pág. 155), mas isso não é necessário no momento já que 3 é a menor
dificuldade possível. Com este ritual ele poderá acumular um total de 10
sucessos (Arete + Força de Vontade; supondo que o narrador esteja utilizando a
regra de limite de sucessos da pág. 150 do Mago Revisado). Dois sucessos já são
suficientes para ele fazer o efeito durar 24 horas, o resto ele aplica na
efetividade da armadura, resultando em 8 dados de absorção extras contra dano
letal.
Mais tarde em missão Teófilo percebe que vai entrar em combate
em breve e decide usar uma alteração para Forma Etérea (Rotina “Body of the
Spirit” do livro “Crafts”, pág. 135), um efeito que combina Vida 3 com Ciência
Dimensional 3. Para isso ele pega o aplicativo do Dispositivo Pessoal de Fase
do seu smartphone e o calibra com seu conhecimento de Parafísica para reduzir a
dificuldade da magia. Adicionalmente ele pode gastar 1 ponto de Energia
Primordial para baixar a dificuldade ainda mais. Apenas 4 sucessos serão
suficientes para manter o Efeito ativo durante uma Cena. Ele poderia terminar a
magia logo no primeiro turno se tivesse 3 sucessos e gastasse 1 ponto de Força
de Vontade. Na Forma Etérea, ele só pode ser atingido com ataques de Mente, Primórdio
ou Espírito, pois ele não interage com o mundo físico, podendo inclusive
atravessar objetos. Se pararmos para analisar essa forma que se assemelha muito
a níveis altos de Disciplinas vampíricas como Tenebrosidade 5! Tudo isso
possível ainda com um personagem recém-construído.
Com dois Efeitos ativos, Teófilo teria +1 na dificuldade para soltar magias adicionais, mas isso não é exatamente um problema não é mesmo?
Agora imaginem o que o baixinho careca do Controle poderia
fazer. Com suas Esferas de nível 5 ele poderia aprisionar praticamente qualquer
um em um bolsão de realidade fora do espaço-tempo em qualquer época da história
e de qualquer lugar sem estar presente.
Poderia alterar todo um fluxo de Ressonâncias e sensações de um período histórico
em um determinado lugar distante. Combinando as demais Esferas, ele poderia
existir com vários corpos em diversos lugares e eras. São várias as
possibilidades. Ele é um deus!
E você? O que você faria se fosse o baixinho careca do Controle? Observações, dúvidas, sugestões? Comente aí.
Magos são com certeza os personagens mais poderosos do Mundo das Trevas! São semi-deuses!!!
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