logo da Torre Tecnocrata

Regras para Familiares: O fiasco de Forjado no Fogo do Dragão


Familiar: Smartwatch
Entenda porque um smartwatch pode vir a ser o tipo de Familiar mais poderoso que você pode ter.
Saiba também como o Antecedente Familiar pode ser muito melhor que Nodo para ganhar Quintessência caso o Narrador não vete regras oficiais.


ATENÇÃO: Recomendo que antes de prosseguir com o texto você tenha acesso ao livro "Forjado no Fogo do Dragão" que é necessário para o entendimento integral do mesmo.


Baixar Forjado no Fogo do Dragão

Quando eu vi pela primeira vez as regras de Familiares no livro Forjado no Fogo do Dragão, eu adorei aquilo tudo. Sempre achei esse um dos Antecedentes mais interessantes, pois ao contrário de D&D, os familiares de Mago: A Ascensão podem ser coisas bem mais atraentes de se ter do que um animal um pouco melhorado. Tudo parecia estar em ordem. As regras de criação da pág. 85 transmitiam flexibilidade e controle. Por um momento eu realmente acreditei que não precisaria me preocupar em checar a coerência daquele conteúdo. Infelizmente eu estava enganado...


Antes de prosseguir eu aviso que existem basicamente duas formas de se ler este texto. A primeira é lendo com o olhar crítico de quem se preocupa em manter o mínimo de coerência com as regras. A segunda é ler extraindo os exemplos como possibilidades interessantes de “combos” para o seu jogo. Tudo depende de como você ou seu Narrador encaram a situação, mas todos os públicos poderão se beneficiar da leitura.

Tudo começou quando minha mesa analisou a possibilidade de os PdJs terem familiares.
Inicialmente nós pensamos que para um Tecnomante seria muito poderoso ter um smartwatch (tipo: Construto) como Familiar; daí vimos alguns combos possíveis;

Investindo 5 de Antecedentes (50 pontos de bônus do Familiar), o Familiar e o personagem teriam Contramágica 10, pois pelas regras descritas o Familiar só precisa estar em contato com o mago para que este receba o mesmo benefício. E mesmo que fosse a metade do valor para o portador (o mago) seguindo uma regra da casa minha, ainda assim seria muito melhor que "Contramedidas de Primium" (Guia da Tecnocracia, pág. 228). Não só seria mais barato adquirir a mesma quantidade de Contramágica (e sem limite máximo de 4 dados), como também não haveria qualquer custo de Paradoxo permanente; EMBORA você possa alegar que a Contramágica do Primium é inata, enquanto o Familiar TALVEZ teria que gastar a ação dele para usar um Encanto de Contramágica.
Correção aqui: Posteriormente o Rogue Council me informou sobre o trecho "Nota: Se um Encanto não tiver o custo em Essência listado, é tratado como sempre ativo" da pág. 84. Então o Familiar não precisaria gastar a ação dele para fazer a Contramágica.
Depois percebemos que isso era só a ponta do iceberg.

Se você pegar "Maldição do Azar" você pode "combar" ao aumentar a Força de Vontade e Essência do Familiar...

Coruja: Familiar escroto
Familiar escroto
O Encanto “Maldição do Azar” é particularmente mais efetivo que a Contramágica. “Ao gastar um ponto de Essência, o familiar pode levar um único alvo a sofrer má sorte. Teste Força de Vontade do familiar; cada sucesso converte um dos sucessos do alvo em um dado teste em um ‘1’, aumentando sua chance de ter falha crítica” (pág. 85)!!! Lembrando que o familiar usará a ação dele para ativar este Encanto, enquanto mago poderá paralelamente atacar seu adversário. O Encanto não só é efetivo para levar inimigos a tomarem Paradoxo e falharem miseravelmente suas mágicas, como também SERVE PARA QUALQUER TIPO DE TESTE.

Agora vejam este exemplo:

5 de Antecedentes = 50 pontos de bônus para o familiar.

Distribuição dos 50 pontos:

14 = Familiar fica com Força de Vontade 10 (3 de inicial + 7 compradas com bônus).
3 = “Maldição do Azar” como Encanto.
4 = “Sorte” como Encanto.
11 = põe em “Cura”, “Telecinesia” e “Telepatia” como Encantos restantes.
18 restantes = ele pega uma Habilidade em nível 5 e aumenta a Essência dele para 9.

Para completar, se o Narrador for “despreocupado com regras”, você pega os Defeitos Imóvel (5 pts) e Minúsculo (2 pts) e ganha 7 pontos adicionais de bônus que poderiam ser usados para aumentar a Essência máxima para 10 e comprar os Encantos Resistência e Ciberpresença. Fora que um Familiar minúsculo é MUITAS VEZES uma vantagem.

Por enquanto só vimos furos que permitem “combos”, mas agora veremos a MAIOR INCOERÊNCIA DE TODAS:

O Familiar tem que ser alimentado com 1 ponto de Quintessência para cada ponto de Antecedente por semana, contudo NA VERDADE ELE PODE LHE DAR MAIS QUINTESSÊNCIA DO QUE CONSOME, pois você pode transformar Essência em Quintessência  na relação de 1 para 1 e vice-versa (para valor excedente de alimentação) pelas regras da pág. 84. E tudo sem precisar de Primórdio 3. Como o Familiar pode recuperar 1 ponto de Essência descansando 8 horas completas, ele na verdade pode lhe dar lucro; produzindo mais Energia Primordial por semana que muitos Nodos!
Alienígena: Familiar maneiro
Familiar maneiro

Isso significa que um Familiar de nível 1 poderá dar bem mais lucro de Quintessência que um de nível 5. ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU! É INVERSAMENTE PROPORCIONAL! E ISSO NÃO É TUDO: Pelas regras da pág. 82, você pode reduzir o valor de Quintessência que ele consome alimentando-o com o tipo do sorvo que ele gosta. Daí você aumenta o seu lucro!

Uma solução simples para o problema seria eliminar a vantagem do descanso do Familiar recuperar Essência, contudo ainda existiriam outras questões.

Aqui eu não levantei outras vantagens do Familiar, como a absorção de Paradoxo e a capacidade de você usar as Habilidades dele como Computação no lugar da sua.

Está claro para mim que as regras de construção de Familiares não sofreram qualquer tipo de playtest verdadeiro e precisam ser totalmente revisadas antes que o Antecedente possa ser permitido. Para os que não concordam eu recomendo que montem o familiar sugerido ou outro “combo” e tirem suas próprias conclusões depois.


Recomendações, dúvidas, sugestões, informações? Comente aí.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem