logo da Torre Tecnocrata

Inserida a Procura de Giovanni Auditore (almejando Arete 4) parte 2

O Legado de Dédalo capa  

Veja o texto completo da Crônica aqui.

No intervalo de tempo em que Giovanni está organizando Guaita, ele tem novos pesadelos com Savonarola lhe entregando para a Inquisição.

Em um desses sonhos, após ser chantageado, ele toma a decisão de procurar o Mercador para tentar fazer um acordo, que seja melhor do que o de Mammon, para ele tentar se livrar do problema. Como ele confia em Boca Torta para ajuda-lo a manter segredos ele pede a Michaelo que vá com ele na casa de festas veneziana e ambos participam novamente do ritual de sexo para abrir o portal da Umbra para o Reino do Mercador. Como ambos têm bastante quintessência armazenadas em seus Padrões, eles conseguem, mas apenas Giovanni atravessa o portal.


Demônio Mammon também conhecido como Rex Mundi

Novamente, cara a cara com o Desaurido, Giovanni explica que está sendo chantageado por causa de um segredo, mas ele toma o cuidado de não revelar ao Mercador o que é; não antes de ele pedir a confidencialidade do mesmo.

O Mercador disse que manter a confidencialidade do que ele vai revelar, isso tem um preço, pois, ainda que ele não pretenda revelar o que vier a saber para os inimigos de Auditore, ele pode vir a contar alguma coisa como parte de um pacto se alguém estiver disposto a pagar um preço suficientemente alto.

O Desaurido lembra a Giovanni, que seu objetivo é adquirir Iluminação testando até onde as pessoas vão para atingir seus objetivos. Qual preço elas estão dispostas a pagar. E se Auditore topa um sacrifício suficientemente grande, ele pode esperar a cooperação dele em frustrar os planos do chantagista, embora só possa com certeza afirmar que pode esconder o objeto do segredo de seus inimigos, se ele primeiro souber o que é.

Giovanni pergunta quais são os limites dos poderes do Mercador. E como resposta recebe que ele pode simplesmente fazer desaparecer objetos ou informações, ou pode ocultá-las de outras formas. O membro da Alta Guilda considera isso provavelmente suficiente para o caso dele, então ele começa a negociar.

Giovanni oferece diversos acordos, normalmente em troca tanto da confidencialidade quanto de resolver o problema da fonte da chantagem. Seu Daemon o aconselha a ser cauteloso e astuto na negociação, pois o Mercador sempre tenta oferecer um acordo mais custoso como contraproposta.

Eles debatem a possibilidade de ele abdicar de uma Esfera das Artes Iluminadas (proposta oferecida pelo Mercador), dele ficar cego (também oferecida pelo Mercador), dele perder a habilidade matemática de fazer contas (também oferecida pelo Mercador), dele não conseguir mais enxergar as cores, sobretudo de moedas (oferecida por Giovanni e recusada pelo Mercador, por ele poder driblar facilmente isso com um assistente), dele não conseguir sentir com o tato suas joias e outros objetos de valor (oferecida por Giovanni e recusada pelo Mercador, por ele achar que todos os seus cinco sentidos deveriam ser nulos para isso), dele trocar de corpo com sua irmã Lucrécia (oferecida por Giovanni, e recusada pelo Mercador, por ele saber que ele simplesmente seria uma mulher bela com acesso ao seu Daemon e suas Artes Iluminadas), dele passar a ser obrigado a satisfazer todas as vontades da irmã (oferecida por Giovanni e recusada pelo Mercador, porque Giovanni não aceitou que sua irmã teria que saber dessa vantagem), dentre outras.


Ao longo da conversa os dois debatem temas paralelos, pois quando o Mercador se antecipa dizendo que não aceitará dinheiro para que o ele resolva a situação de Giovanni, ele completa dizendo que além do dinheiro não ter nenhum valor para Giovanni (que pode reconquistá-lo com alguns anos de trabalho) e muito menos para ele, o Poder é mais importante que o Dinheiro. Isso leva, a Giovanni iniciar um debate que o Poder se manifesta de muitas formas e que dinheiro é uma fonte delas. Mas, para o Mercador, Giovanni só está tentando equiparar o dinheiro ao Poder e não o Poder ao dinheiro, o que só prova o seu ponto de que Poder vale mais do que dinheiro. Mas Giovanni argumenta que o Poder do dinheiro é contextual e nisso o Mercador concorda, mas, ele explica, o conceito do Poder é superior, pois você ter o Poder bruto lhe permite não precisar do dinheiro que meramente está restrito a uma situação onde duas ou mais pessoas, usando uma moeda por convenção, estão dispostas a fazer uma troca. E o Mercador cita que a ameaça de violência tem sido ao longo da história uma forma de Poder muito além do dinheiro e que mesmo o dinheiro depende dela, pois Giovanni tem que manter guardas em seu banco, sobre ameaça de praticar violência contra ladrões, para que os valores não sejam roubados. Nisso, Giovanni afirma que prefere não usar de violência, por isso usa o dinheiro, mas o Mercador lhe oferece então que ele não possa mais praticar violência, seja diretamente por ele ou indiretamente, como por ordem dele. Giovanni não aceita de primeira, mas oferece mais tarde uma nova proposta: Ele não poderá mais praticar violência direta ou indiretamente (como por ordens) contra ninguém, salvo para proteger o banco dele ou Guaita e o Graal.

O Mercador fecha o acordo com Giovanni, mas quando o banqueiro florentino lhe conta sobre a sua marca demoníaca adquirida via pacto com o demônio Mammon, o Mercador explica que ele não pode interferir na magia de Mammon, nem mesmo ocultar a marca, mas que como vai manter o acordo, pode apagar a memória de todos sobre a marca, com exceção de duas entidades, o próprio Mercador e Mammon. Giovanni concorda com os termos, e o Mercador realiza a magi. E com isso Giovanni passa na Procura, por ter conseguido um acordo melhor com o Mercador do que conseguiria com Savonarola ou Mammon.

Veja a primeira parte da Procura aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem