Veja o texto completo aqui.
Preview
A cabala decide pegar o gato que tem conexão com Briana, supondo que seja ela ou um Familiar. Giovanni pergunta para os outros o que pode atrair gatos e Michaelo e Brendan acreditam que uma ave, como o corvo de Auditore, Edgar, pode conquistar a atenção do felino. Brendan consegue montar uma armadilha para gatos e Edgar vai até o animal provocando-o. Mas o gato ignora completamente o corvo. A cabala acredita que a gata é na verdade Briana metamorfoseada. De repente, a gata sai em disparo e Edgar que a segue, após alguns segundos de perseguição, a perde de vista. Torna-se evidente que o animal é mais rápido e inteligente que um felino comum.
Michaelo usa sua geometria sagrada para procurar por seres humanos com Energia Primordial. Usando um sextante modificado, ele detecta duas mulheres em uma casa próxima a praça da vila. O Maçônico sente o peso da realidade à medida que percebe que suas Artes Iluminadas são mais difíceis de serem usadas ali. A noite cai, e a cabala discute um pouco sobre o que fazer. O Bispo Furlan não quer envolver os demais aldeões na questão, mas se mostra disposto a fazer o que for necessário em relação as Verbena. A cabala monta um plano que envolve fazer Briana ter pensamentos superficiais sobre as Trilhas dos Wyck ao ser inquirida sobre; pensamentos esses que podem ser detectados por Giovanni. Brendan que assume a liderança, prefere não envolver o Gabrielita e Auditore, que está impossibilitado de mentir. O médico Cosiano desce a colina junto com Michaelo e se aproxima da vila. Um aldeão gordo segurando uma tocha questiona os forasteiros em inglês e Brendan revela sua identidade dizendo visitar Briana. O aldeão pede que eles aguardem na Taberna enquanto vai informar a irmã do médico. Enquanto fingem se dirigir a Taberna, o aldeão bate na porta da casa das magas. Briana puxa o homem para dentro e Brendan e Michaelo vem incomodá-la em seguida. A Verbena abre a porta sem muita intenção de deixar que entrem e inquire rapidamente o irmão em inglês. Ela aparenta não ter mudado de aparência um dia sequer desde que viu Brendan pela última vez. O aldeão deixa a casa e os dois Dedaleanos entram sendo apresentados a companheira de Briana, Alana, uma mulher ruiva na flor da idade de beleza deslumbrante; talvez a mulher mais bela e voluptuosa que Michaelo já tenha visto. Briana procura disfarçar alegando que Alana não é uma Desperta, mas que podem conversar sobre todos os assuntos ali.
Alana |
Brendan tira a sua coroa e a de Michaelo, desfazendo a Unimente e os irmãos conversam, sem que Michaelo entenda uma só palavra. O Cosiano tenta convencer a Verbena a cooperar com eles, sendo totalmente franco e dizendo que estão atrás do Graal. Brendan acredita que o Graal irá unir pagãos e cristãos e que por isso deve ser encontrado por eles, os irmãos Darragh. Também diz que não vê sentido na Guerra da Ascensão e que tanto as Tradições quanto a Ordem da Razão podem ter seus lugares de prática. Briana quer saber exatamente porque eles a procuraram, pois ela diz não saber nada sobre o Graal além de lendas. A Verbena tenta convencer o irmão a abandonar a Ordem da Razão, pois segundo ela, a Tradição dos Videntes de Cronos prevê que eles se tonarão “um leviatã da corrupção” nos séculos que virão. Subitamente, Clarice Thompson assume o controle do corpo de Brendan e alegando ser uma mulher do futuro pergunta o que pode fazer para impedir esse porvindouro terrível. Briana não acredita muito, apesar das mudanças de comportamento e peculiaridades de inglês de Brendan e de a Iteradora mencionar seu nome completo para que a Verbena pergunte sobre ela aos Videntes de Cronos. Brendan se recupera do lapso e tenta retomar de onde parou, mas, Briana, percebendo que ele não estava atuando, o reitera sobre toda a conversa que tiveram. O Cosiano ainda tenta convencer a irmã uma última vez, mas a Verbena permanece cética, argumentando que Brendan enlouqueceu e está sem noção da realidade. No fim os Dedaleanos saem de lá de mãos vazias, com Darragh se perguntando quem é Clarice e Michaelo resmungando que o colega não seguiu o plano.