Capa de Mage The Awakening 2nd |
História
No início dos anos 2000 o
universo do WoD ganhou o seu sucessor, o Chronicles of Darkness (vulgarmente
conhecido como Novo Mundo das Trevas, nWoD ou CofD) e assim surgiram jogos como
“Vampiro O Requiem”, “Lobisomem Os Destituídos” e “Mago O Despertar”. Embora
tenham sofrido críticas pelo seu lore, esses jogos usavam um sistema de regras
diferente, conhecido como Storytelling, que era considerado por muitos,
superior ao antigo Storyteller. Mas, apesar de as primeiras edições desses
jogos terem sido lançadas no Brasil pela Devir, elas não fizeram tanto sucesso
quanto se esperava devido a quantidade de fãs do WoD que não queriam migrar
para o CofD.
O sucessor do “Mago A Ascensão”, “Mago
O Despertar” era sobre Despertos que tinham uma ligação com um mundo Superno de
onde extraiam sua magia e os conflitos entre o Pentáculo que incluía quatro
Ordens Atlantes e uma quinta Ordem moderna, e os Profetas do Trono, magos que
serviam aos Exarcas, os tiranos do Superno. No entanto, por ser muito diferente
do Ascension, “Mage The Awakening” acabou talvez sendo um dos jogos que mais
sofreu preconceito dos jogadores do Mundo das Trevas clássico.
O tempo passou, e “Mago A
Ascensão” ganhou sua edição comemorativa de 20 anos o M20. Porém, para a
decepção de muitos, as mecânicas trazidas no M20 não eram lá muito
revolucionárias e o game design do jogo foi basicamente mantido para manter a
total compatibilidade com as edições anteriores. Então, apesar do M20 ser a
edição de Mago mais completa lançada até o momento, ela falhava em trazer
mecânicas melhores para um jogo que é conhecido pelos seus problemas de game
design.
Em 2016, foi lançada a Segunda
Edição de “Mage The Awakening”; e mais recentemente, um grupo de tradução
livre, fez a tradução do livro básico para o português brasileiro. Mago O
Despertar Segunda Edição chegou trazendo mecânicas ainda melhores que as da
Primeira Edição lançada pela Devir, e neste artigo eu vou dar dicas de como
aprender rapidamente o “Mago O Despertar” para você adaptar o sistema dele para
a sua crônica de “Mago A Ascensão”.
Uma baita ajuda
Um livro que pode ajudá-lo muito
nessa jornada e que eu recomendo, mesmo que você não tenha interesse no
Despertar, é o “Mage Translation Guide” (um livro de 2013) que ensina a
conversão do Mago O Despertar para o Ascensão e vice-versa. Embora esse livro utilize
as regras da Primeira Edição, muito de seu conteúdo ainda pode ser aplicado
apara a Segunda.
Capa do Mage Translation Guide |
Termos
Se você está familiarizado com os termos da linha Ascension, eu recomendo se guiar pela “tradução” dos termos abaixo:
Observe que os termos são
equivalentes e não exatamente iguais. E que isso é mais uma ajuda para você assimilá-los
rapidamente, pois para a plena compreensão, recomenda-se o aprofundamento no
livro básico do Awakening 2nd.
Arcano(a)/Arcanum = Esfera (Sphere)
Gnose (Gnosis) = Arete
Íris (Irises) = Baixio
Oratório (Sanctum/Sancta) = Capela (Chantry)
Sacrário (Hallow) = Nodo (Node)
Taça (Tass) = Sorvo
Torre de Vigia (Watchtower) = Avatar/Daemon
Senda (Path) = Essência (Essence) do Avatar
Yantra = Foco (Focus, plural Foci)
Mana = Quintessência (Quintessence)
Pentáculo (Pentacle) = Conselho das Tradições. Ao invés de nove Tradições, são
5 Ordens (Orders), sendo 4 Diamantes
Diamante (Diamond) = As quatro Ordens ligadas à Atlântida
Profetas do Trono (Seers of Throne) = A Ordem que antagoniza o Pentáculo. Ao
contrário da Tecnocracia, eles são vilões e servem aos Exarcas, os tiranos do
Superno
Nimbus = Parte da Ressonância do mago que tem a ver com sua assinatura mágica
Clássico (Rote) = Rotina
Praxis = outro tipo de Rotina que não é um Clássico
Dotes (Attainments) = funcionam como "habilidades mágicas naturais"
(no sentido de que são fáceis de ativar e normalmente não requerem rolagens
para isso). Alguns Dotes servem para ativar Efeitos de proteção, outros são
ligados aos Legados
Legados (Legacies) = funcionam como as subfacções das Tradições (exemplo: uma
Casa hermética), mas sem estarem necessariamente associados a uma Ordem. São
tradições mágicas que transformam a alma do iniciado
Artefato (Artifact) ou Objeto imbuído (Imbued Item) = Maravilha (Wonder)
Servidor = Lacaio (Retainer)
Sonâmbulo (Sleepwalker) = alguém que está no meio termo entre um Adormecido e
um Desperto. Ele não conta como testemunha para fins de Paradoxo e Integridade,
mas também não é um Desperto
Proximi = Sonâmbulos que possuem Bênçãos e fazem parte de linhagens de sangue
que têm acesso a esses poderes
Inominável (Nameless) ou Apóstata (Apostate) = Órfão (Orphan), um mago que não
pertence a uma Tradição, Convenção ou Ofício (Ordens no Despertar)
Ordens Inomináveis (Nameless Orders) = Ofícios (Crafts) do Mago A Ascensão.
Ordens que não pertencem nem ao Pentáculo e nem são Profetas do Trono.
Verdade/Mentira (Truth/Lie) = Consenso (Consensus)
Simbolismo (Simbolism) = Paradigma (Paradigm)
Feitiço óbvio (Obvious magic/spell) = Magia Vulgar que é perceptível para
Adormecidos
Arrebatados (The Mad/Rapt) = Magos semelhantes aos Desauridos (Marauders)
Scelesti = Magos semelhantes aos Nefandi
Interditores = pessoas que Despertaram de forma traumática e geralmente odeiam
magia
Entidade Invisível = um espírito da Umbra (Umbróide/Umbrood). Pode ser uma
Entidade efêmera (Goetia, Espíritos e Fantasmas) ou Entidade Superna (habitam
os Reinos Supernos e raramente se manifestam no Mundo Decaído, ou seja, o Mundo
Material)
Goetia = um espírito da Umbra Alta (Reino Astral no Despertar)
Fantasma (Ghost) = um espírito da Umbra Inferior (Submundo no Despertar)
Espírito (Spirit) = Toda a Entidade Efêmera que não é um Goetia ou Fantasma.
São encontrados na Sombra
Crepuscular (Twilight) = efêmero. Estado em que Entidades efêmeras (Umbróides)
se encontram
Dromo (Gauntlet) = Película (Gauntlet)
Sombra (Shadow) = Penumbra
Numes = Encantos (Charms)
Véu (Veil) = Regra das Sombras (equivalente a Máscara do Vampiro)
Influências (Influences) = Arcanos/Esferas com nome e escopo diferentes
disponíveis para Entidades invisíveis. Exemplo: Cães 3 e Lealdade 1
Principais diferenças
O livro básico inclui mecânicas para
vários clássicos de maneira detalhada para os 10 Arcanos de O Despertar. Muitas
mecânicas desse tipo só são aprofundadas em rotinas dos livros da linha
Ascension e no How Do You Do That. Mas, em Awakening, elas estão lá, no livro
principal.
O Mago O Despertar Segunda Edição
oferece um vislumbre de como provavelmente será o M5 quando lançado.
É impossível esse artigo ser
suficientemente completo sobre todas as diferenças e avanços que essa edição
traz em relação ao Ascension (principalmente o M20), então, não iremos nos
aprofundar nelas. Contudo, aqui vão algumas:
- “Conflitos sociais” são resolvidos com uma mecânica de Portas (portas simbólicas na mente da pessoa)
- Defeitos e a maioria das situações são resolvidas como Condições. Resolver Condições concedem Atos. A cada 5 Atos (beats) você adquire 1 ponto de Experiência (xp).
- A Esfera Entropia foi dividida nos Arcanos de Morte e Sorte. Já era assim na Primeira edição, continua na segunda.
- No lugar das Essências do Avatar, temos a Senda (Path) que determina os Arcanos Regentes do mago e um Arcano Inferior (tipo uma Esfera inepta).
- Existe uma característica Sabedoria que determina coisas como sanidade e integridade do mago. Essa característica se assemelha a Humanidade do Vampiro A Máscara, mas diferente dela, tem a ver com a hubris do mago.
- O livro básico tem usos diferentes do Ascension para os Arcanos que em geral são mais amplos e autônomos que as Esferas.
- Além da Experiência comum, existe a Experiência arcana.
Para conhecer mais sobre o CofD e
Mago O Despertar eu recomendo o blog Rage Across Brasil.