logo da Torre Tecnocrata

Traduzindo Mago O Despertar para o cenário de Mago A Ascensão

Capa de Mage The Awakening 2nd
Capa de Mage The Awakening 2nd

História

No início dos anos 2000 o universo do WoD ganhou o seu sucessor, o Chronicles of Darkness (vulgarmente conhecido como Novo Mundo das Trevas, nWoD ou CofD) e assim surgiram jogos como “Vampiro O Requiem”, “Lobisomem Os Destituídos” e “Mago O Despertar”. Embora tenham sofrido críticas pelo seu lore, esses jogos usavam um sistema de regras diferente, conhecido como Storytelling, que era considerado por muitos, superior ao antigo Storyteller. Mas, apesar de as primeiras edições desses jogos terem sido lançadas no Brasil pela Devir, elas não fizeram tanto sucesso quanto se esperava devido a quantidade de fãs do WoD que não queriam migrar para o CofD.

O sucessor do “Mago A Ascensão”, “Mago O Despertar” era sobre Despertos que tinham uma ligação com um mundo Superno de onde extraiam sua magia e os conflitos entre o Pentáculo que incluía quatro Ordens Atlantes e uma quinta Ordem moderna, e os Profetas do Trono, magos que serviam aos Exarcas, os tiranos do Superno. No entanto, por ser muito diferente do Ascension, “Mage The Awakening” acabou talvez sendo um dos jogos que mais sofreu preconceito dos jogadores do Mundo das Trevas clássico.

O tempo passou, e “Mago A Ascensão” ganhou sua edição comemorativa de 20 anos o M20. Porém, para a decepção de muitos, as mecânicas trazidas no M20 não eram lá muito revolucionárias e o game design do jogo foi basicamente mantido para manter a total compatibilidade com as edições anteriores. Então, apesar do M20 ser a edição de Mago mais completa lançada até o momento, ela falhava em trazer mecânicas melhores para um jogo que é conhecido pelos seus problemas de game design.

Em 2016, foi lançada a Segunda Edição de “Mage The Awakening”; e mais recentemente, um grupo de tradução livre, fez a tradução do livro básico para o português brasileiro. Mago O Despertar Segunda Edição chegou trazendo mecânicas ainda melhores que as da Primeira Edição lançada pela Devir, e neste artigo eu vou dar dicas de como aprender rapidamente o “Mago O Despertar” para você adaptar o sistema dele para a sua crônica de “Mago A Ascensão”.

Uma baita ajuda

Um livro que pode ajudá-lo muito nessa jornada e que eu recomendo, mesmo que você não tenha interesse no Despertar, é o “Mage Translation Guide” (um livro de 2013) que ensina a conversão do Mago O Despertar para o Ascensão e vice-versa. Embora esse livro utilize as regras da Primeira Edição, muito de seu conteúdo ainda pode ser aplicado apara a Segunda.

Capa do Mage Translation Guide
Capa do Mage Translation Guide

Termos

Se você está familiarizado com os termos da linha Ascension, eu recomendo se guiar pela “tradução” dos termos abaixo:

Observe que os termos são equivalentes e não exatamente iguais. E que isso é mais uma ajuda para você assimilá-los rapidamente, pois para a plena compreensão, recomenda-se o aprofundamento no livro básico do Awakening 2nd.

Arcano(a)/Arcanum = Esfera (Sphere)

Gnose (Gnosis) = Arete

Íris (Irises) = Baixio

Oratório (Sanctum/Sancta) = Capela (Chantry)

Sacrário (Hallow) = Nodo (Node)

Taça (Tass) = Sorvo

Torre de Vigia (Watchtower) = Avatar/Daemon

Senda (Path) = Essência (Essence) do Avatar

Yantra = Foco (Focus, plural Foci)

Mana = Quintessência (Quintessence)

Pentáculo (Pentacle) = Conselho das Tradições. Ao invés de nove Tradições, são 5 Ordens (Orders), sendo 4 Diamantes

Diamante (Diamond) = As quatro Ordens ligadas à Atlântida

Profetas do Trono (Seers of Throne) = A Ordem que antagoniza o Pentáculo. Ao contrário da Tecnocracia, eles são vilões e servem aos Exarcas, os tiranos do Superno

Nimbus = Parte da Ressonância do mago que tem a ver com sua assinatura mágica

Clássico (Rote) = Rotina

Praxis = outro tipo de Rotina que não é um Clássico

Dotes (Attainments) = funcionam como "habilidades mágicas naturais" (no sentido de que são fáceis de ativar e normalmente não requerem rolagens para isso). Alguns Dotes servem para ativar Efeitos de proteção, outros são ligados aos Legados

Legados (Legacies) = funcionam como as subfacções das Tradições (exemplo: uma Casa hermética), mas sem estarem necessariamente associados a uma Ordem. São tradições mágicas que transformam a alma do iniciado

Artefato (Artifact) ou Objeto imbuído (Imbued Item) = Maravilha (Wonder)

Servidor = Lacaio (Retainer)

Sonâmbulo (Sleepwalker) = alguém que está no meio termo entre um Adormecido e um Desperto. Ele não conta como testemunha para fins de Paradoxo e Integridade, mas também não é um Desperto

Proximi = Sonâmbulos que possuem Bênçãos e fazem parte de linhagens de sangue que têm acesso a esses poderes

Inominável (Nameless) ou Apóstata (Apostate) = Órfão (Orphan), um mago que não pertence a uma Tradição, Convenção ou Ofício (Ordens no Despertar)

Ordens Inomináveis (Nameless Orders) = Ofícios (Crafts) do Mago A Ascensão. Ordens que não pertencem nem ao Pentáculo e nem são Profetas do Trono.

Verdade/Mentira (Truth/Lie) = Consenso (Consensus)

Simbolismo (Simbolism) = Paradigma (Paradigm)

Feitiço óbvio (Obvious magic/spell) = Magia Vulgar que é perceptível para Adormecidos

Arrebatados (The Mad/Rapt) = Magos semelhantes aos Desauridos (Marauders)

Scelesti = Magos semelhantes aos Nefandi

Interditores = pessoas que Despertaram de forma traumática e geralmente odeiam magia

Entidade Invisível = um espírito da Umbra (Umbróide/Umbrood). Pode ser uma Entidade efêmera (Goetia, Espíritos e Fantasmas) ou Entidade Superna (habitam os Reinos Supernos e raramente se manifestam no Mundo Decaído, ou seja, o Mundo Material)

Goetia = um espírito da Umbra Alta (Reino Astral no Despertar)

Fantasma (Ghost) = um espírito da Umbra Inferior (Submundo no Despertar)

Espírito (Spirit) = Toda a Entidade Efêmera que não é um Goetia ou Fantasma. São encontrados na Sombra

Crepuscular (Twilight) = efêmero. Estado em que Entidades efêmeras (Umbróides) se encontram

Dromo (Gauntlet) = Película (Gauntlet)

Sombra (Shadow) = Penumbra

Numes = Encantos (Charms)

Véu (Veil) = Regra das Sombras (equivalente a Máscara do Vampiro)

Influências (Influences) = Arcanos/Esferas com nome e escopo diferentes disponíveis para Entidades invisíveis. Exemplo: Cães 3 e Lealdade 1

 

Principais diferenças

O livro básico inclui mecânicas para vários clássicos de maneira detalhada para os 10 Arcanos de O Despertar. Muitas mecânicas desse tipo só são aprofundadas em rotinas dos livros da linha Ascension e no How Do You Do That. Mas, em Awakening, elas estão lá, no livro principal.

O Mago O Despertar Segunda Edição oferece um vislumbre de como provavelmente será o M5 quando lançado.

É impossível esse artigo ser suficientemente completo sobre todas as diferenças e avanços que essa edição traz em relação ao Ascension (principalmente o M20), então, não iremos nos aprofundar nelas. Contudo, aqui vão algumas:

  • “Conflitos sociais” são resolvidos com uma mecânica de Portas (portas simbólicas na mente da pessoa)
  • Defeitos e a maioria das situações são resolvidas como Condições. Resolver Condições concedem Atos. A cada 5 Atos (beats) você adquire 1 ponto de Experiência (xp).
  • A Esfera Entropia foi dividida nos Arcanos de Morte e Sorte. Já era assim na Primeira edição, continua na segunda.
  • No lugar das Essências do Avatar, temos a Senda (Path) que determina os Arcanos Regentes do mago e um Arcano Inferior (tipo uma Esfera inepta).
  • Existe uma característica Sabedoria que determina coisas como sanidade e integridade do mago. Essa característica se assemelha a Humanidade do Vampiro A Máscara, mas diferente dela, tem a ver com a hubris do mago.
  • O livro básico tem usos diferentes do Ascension para os Arcanos que em geral são mais amplos e autônomos que as Esferas.
  • Além da Experiência comum, existe a Experiência arcana.

Para conhecer mais sobre o CofD e Mago O Despertar eu recomendo o blog Rage Across Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem